A Labcor Laboratórios Ltda, empresa mineira especializada, desde 1984, no desenvolvimento e na produção de próteses biológicas cardiovasculares, conseguiu um financiamento de R$ 8 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a implantação de uma unidade fabril, no município de Contagem (MG), destinada à produção de próteses biológicas cardiovasculares e vasculares.

Hoje de porte médio, a empresa produz mais de 20.000 válvulas cardíacas e enxertos por ano, também realiza a exportação de materiais para procedimentos cardiovasculares para a América Latina, a Europa e a Ásia. Sempre preocupado com a melhoria de seus produtos, o Centro de Pesquisa Labcor (localizado em Santa Luzia/MG) tem um papel importante no teste de próteses e no desenvolvimento técnico em cirurgias cardiovascular e vascular experimental, o que o torna uma referência na América Latina.

Qual foi a atuação da F. Iniciativas?

A F. Iniciativas auxiliou a Labcor neste processo de fomento a inovação através de financiamento: identificamos as oportunidades como programas ou linhas mais adequadas para a inclusão do projeto, assessoramos a estruturação das informações técnicas e financeiras necessárias para o enquadramento no âmbito do edital Programa BNDES de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (BNDES Profarma), orientamos e participamos das justificativas relacionadas , e seguimos os trâmites de financiamento para o projeto ser financiado e aprovado.

Porque é importante para a Labcor?

O financiamento corresponde a 68,7% do investimento total da Labcor, de R$ 11,7 milhões. Além da construção da nova fábrica, o projeto contempla também a aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, o que permitirá a expansão da capacidade instalada da empresa e a modernização dos processos produtivos.

O financiamento do BNDES ao projeto contribuirá para o aumento da competitividade de uma das poucas companhias que desenvolvem e produzem esse tipo de válvula no Brasil. A Labcor poderá assim continuar a investir em Pesquisa & Desenvolvimento para se desenvolver no mercado nacional como internacional na melhoria e na busca de soluções para doenças cardiovasculares e vasculares.

Para mais informações sobre a Labcor e seus produtos: www.labcor.com.br

Fonte: F. Iniciativas com informações de BNDES e da Labcor.