Finep e BRDE fecham acordo para desenvolver novos instrumentos de financiamento no Sul
A Finep e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinaram um memorando de entendimento em reunião realizada na quinta-feira, 9 de novembro, em Porto Alegre (RS), para desenvolver conjuntamente novos instrumentos de financiamento à inovação na região Sul e ampliar a parceria técnica e financeira. A cooperação é parte da estratégia de descentralização operacional da Finep, impulsionada este ano pela abertura de escritórios em Fortaleza (CE) e em Florianópolis (SC).
“Temos a honra de nos relacionar com 23 bancos regionais de desenvolvimento no País. Queremos instituições capazes e competentes ao nosso lado, e o BRDE é referência pela modernidade, seriedade, agilidade e permeabilidade nos três estados do Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina)”, afirmou Ronaldo Camargo, diretor financeiro da Finep, que celebrou o acordo com o presidente do BRDE, Odacir Klein. “Não queremos lucrar com os bancos regionais: queremos ser sócios, parceiros e, dependendo do produto, discutir inclusive os resultados”, completou Camargo, que representou o presidente da Finep, Marcos Cintra, na cerimônia de assinatura.
Entre os desdobramentos do acordo está a possibilidade de elevar os limites de crédito para o BRDE aplicar através do Inovacred, programa de financiamento descentralizado da Finep voltado para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). O banco também terá a oportunidade de operar indiretamente novas linhas da financiadora, como os programas Telecom e Conecta. Finep e BRDE vão estudar ainda a viabilidade de implantação de novas formas de garantia para os empréstimos – a constituição de um fundo garantidor, por exemplo, poderá facilitar a tomada de crédito por MPMEs. Outro ponto acertado é a possibilidade de parceria em feiras e eventos ligados à inovação.
O BRDE é o principal banco regional repassador de recursos da Finep. Desde 2013, a instituição é agente financeira do Inovacred. O BRDE já apoiou 104 projetos de empresas da região por meio dessa linha. O montante aprovado nos contratos supera os R$ 221,5 milhões, o que representa 30% de todas as contratações do programa da Finep. Com os novos instrumentos, Odacir Klein acredita que o BRDE ampliará, de forma significativa, o apoio a empresas e a projetos inovadores.
Prestigiaram o evento de assinatura o secretário de Modernização Administrativa e Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, Raffaele Quinto Di Cameli, e o conselheiro do BRDE Thiago Moysés. Pelo BRDE, estiveram presentes ainda o diretor de Planejamento, Luiz Corrêa Noronha, o diretor financeiro, Renato Vianna, o superintendente da agência do Rio Grande do Sul, Maurício Mocelin, o chefe de gabinete, gerentes e assessores da direção.