O fortalecimento e a expansão da parceria entre a Finep e o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) da Espanha foi um dos temas discutidos na visita de trabalho do Presidente do Governo do Reino da Espanha, Mariano Rajoy Brey, ao Palácio do Planalto nos dias 24 e 25 de abril, a convite do presidente Michel Temer. As duas instituições estão preparando nova chamada pública para apoio a projetos inovadores desenvolvidos por consórcios entre empresas e ICTs brasileiras e empresas e ICTs espanholas.

Os dois presidentes reiteraram o compromisso de ampliar esse laço e elogiaram o intercâmbio de funcionários e de boas práticas entre Finep e CDTI. A financiadora e o centro espanhol lançaram um edital para intercâmbio de companhias dos dois países, cujo resultado preliminar já foi anunciado. Durante o encontro, as autoridades também deram instruções para que seja realizada, ainda em 2017, reunião da Comissão Mista de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de estabelecer programas e parcerias bilaterais nas áreas de indústria 4.0, cidades inteligentes, nanotecnologia, energias renováveis, biotecnologia, tecnologia aeroespacial e tecnologias aplicadas à saúde.

Também entrou na pauta da reunião a ampliação dos contatos entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil (MCTIC) e a Secretaria de Estado de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Ministério de Economia, Indústria e Competitividade da Espanha.

Fonte: Finep