Nova Taxa de Longo Prazo (TLP) do BNDES substituirá TJLP
A partir de janeiro de 2018, a Taxa de Longo Prazo (TLP), proposta em abril deste ano pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória nº 777, de 26.04.2017, substituirá gradualmente a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).
Essa mudança servirá para equiparar gradualmente o custo de captação do Tesouro no mercado com a remuneração que ele recebe do BNDES.
Será implantado um mecanismo de ajustes gradual, que fará com que a TLP convirja para a NTN-B real mais o IPCA ao final do período de cinco anos (vide informações de cálculo).
A TLP que será empregada nos novos contratos do BNDES será divulgada mensalmente pelo banco central, porém a partir do inicio da vigência dos contratos, a parcela de juro real ao logo da vida dos contratos será fixa, apenas o componente da inflação (IPCA) sofrerá variação.
Em 1º de janeiro de 2018, a primeira TLP será igual à TJLP vigente na mesma data. Para tal, será estabelecido um percentual da taxa de juro real da NTN-B de cinco anos. Este percentual será válido por um ano e irá subindo progressivamente até 2023 (vide informações de cálculo).
NOTA: A FINEP informou recentemente que continuará utilizando a TJLP, ou seja, não irá adotar a nova taxa.
A seguir, seguem informações de como será calculada a TLP:
Fórmula: TLP = IPCA + a x JURO REAL NTN-B
Onde:
- IPCA: Índice de Preços ao Consumidor e é medido mês a mês pelo IBGE.
- a: alfa (variação do BNDES)
- NTN-B: taxa de juro real fixada pelo tesouro
Dados:
- Se em janeiro/18 a TJLP ainda for 7% a.a. e o IPCA projetado for 4% a.a. por hipótese, o juro real médio da NTN-B no mês de dezembro de 2017 for 5% ao ano, então:
- TJLP = 7% a.a.
- TJLP = TLP = IPCA + a. juro real NTN-B
- TLP = TJLP = 7 % = IPCA ( 4 %) + a x JURO REAL NTN-B ( 5%)
- 7% = 4% + a x 5%
- 7% = 4% + 0,6 x 5%
Consequentemente, o alfa (a) que será determinado para o primeiro ano de vigência da TLP será de 0,6. Para os demais 4 anos:
- 2019 – a = 0,68
- 2020 – a = 0,76
- 2021 – a = 0,84
- 2022 – a = 0,92
- A partir de 2023, a será igual a 1 e, consequentemente, TLP = IPCA + JURO REAL NTN-B
Fonte: F. Iniciativas com informações do BNDES e Ministério da Fazenda.