TJLP do quarto trimestre é fixada com nova redução
Desde janeiro de 2018, a TJLP é calculada de forma automática
O Banco Central (BC) divulgou a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) que vai vigorar ao longo do quarto trimestre deste ano. A taxa foi fixada em 4,55%, em comparação com os 4,91% vigentes até então. Desde janeiro de 2018, a TJLP é calculada de forma automática. Ela foi substituída pela Taxa de Longo Prazo (TLP) e agora vale apenas para contratos aprovados antes de 2018.
Os parâmetros de cálculo da TJLP continuam os mesmos, sendo a meta de inflação mais um prêmio de risco. Esse prêmio de risco, antes arbitrado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), passou a ser calculado a partir da média de seis meses da taxa de rendimento das Notas do Tesouro Nacional, Série B (NTN-B) para o prazo de três anos.
Com o objetivo de reduzir a volatilidade da TJLP, há um fator de ajuste do prêmio de risco, com efeito redutor, de acordo com o rendimento das NTN-B. Este redutor é igual a 2 pontos percentuais, sempre que a taxa NTN-B for maior ou igual a 4% ao ano. Abaixo disto, será igual à metade da taxa da NTN-B.
Já a TLP é calculada com base na média de juros nos três últimos meses de rendimentos diários de uma NTN-B com prazo de cinco anos, mais a inflação.
Entre em contato conosco e saiba como aproveitar a nova redução da TJLP para financiar a inovação da sua empresa!
Fonte: Valor Econômico